Como funciona a Psicoterapia analítica?

Muitas pessoas me perguntam o que é psicoterapia analítica, e confesso que depois de tantos anos nesse universo fascinante, ainda é difícil explicar com simplicidade. Jung, o criador dessa abordagem, adorava complicar as coisas, com seus termos específicos para cada aspecto da psique. Mas, vamos começar do início tentando resumir e simplificar ao máximo: o principal objetivo da psicoterapia analítica é auxiliar a pessoa no processo de individuação, ou seja, tornar-se quem realmente é. Isso envolve tomar consciência de todas as experiências psicológicas, interpessoais e culturais, não apenas as que estão na nossa mente consciente, mas também as do inconsciente.

É um processo de equilíbrio entre o mundo interno e externo, e uma busca por compreender o que é nosso e o que pertence aos outros, bem como nossas responsabilidades em diferentes situações. Também envolve olhar para além do que acreditamos que esperam de nós, para descobrir o que realmente queremos: refletimos tudo aquilo que evitamos – por não querer ou simplesmente por não poder. Nesse processo, a psicóloga atua facilitando o processo de individuação, fornecendo um ambiente seguro e confortável para que a pessoa se sinta à vontade para mergulhar em reflexões profundas sobre as experiências vividas.

À medida que os conteúdos inconscientes se tornam conscientes, a pessoa vai entendendo o verdadeiro significado do autoconhecimento, entende quem realmente é e como funciona no mundo, permitindo seguir a vida de maneira mais autêntica e consciente.

Psicoterapia Analítica é uma maneira de entender e melhorar a saúde mental e o desenvolvimento pessoal, olhando para além dos aspectos superficiais de nossos pensamentos e comportamentos o que leva à mudança na forma de administrar os próprios problemas e comportamentos.

Daniela Viriato
CRP 03/10301

Posts